A Oncologia é uma especialidade que exige dedicação plena, constante atualização, pesquisa, raciocínio crítico e ao mesmo tempo a capacidade de cuidar e de humanizar. Em geral, os residentes e jovens oncologistas sabem que enfrentarão inúmeros desafios em sua carreira futura, que incluem não apenas o fato de lidar com uma doença gravíssima e muitas vezes incurável, com grande impacto no paciente e seus familiares, mas também por dificuldades relacionadas ao acesso a protocolos clínicos mais eficazes e a métodos diagnósticos mais precisos.

A educação médica, em suas mais variadas formas de aprendizado, tem sido a forma mais eficiente de preparação e inserção segura de um profissional frente ao desafio do mercado de trabalho, contribuindo de maneira responsável, ética e segura do melhor cuidado ao paciente. O ensino e aprimoramento profissional contribuem não apenas para o desenvolvimento humano, mas também para o crescimento regional e a cultura sustentável na sociedade contemporânea.

A OMS estima a incidência de mais de 18 milhões de novos casos de câncer anualmente em todo o mundo. Paradoxalmente a estes dados estatísticos, no Brasil há uma clara deficiência no ensino da oncologia na graduação, no qual atualmente menos da metade das faculdades de medicina oferecem o curso de oncologia, seja de maneira obrigatória ou opcional. No geral, esta deficiência tem sido suprida, em parte, por ligas acadêmicas em oncologia, sendo atualmente 77 delas em atividade em território nacional.

É sabido que a falta de conhecimento básico em medidas de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce impactam enormemente na possibilidade de controle e cura da grande maioria dos tumores malignos.

A BIO (Brazilian Information Oncology) é uma empresa focada em educação médica em oncologia e suas vertentes. Acreditamos que através da informação de qualidade, possamos contribuir para a melhor capacitação e atualização de médicos em formação e especialistas, para que sejam capazes de lidar com problemas do cotidiano, ajudando no desenvolvimento de pensamento crítico na interpretação de estudos clínicos, aprimorando as trocas de experiências com equipes multidisciplinares e definindo a melhor conduta terapêutica.