Desde o final da década de 90 durante o mês de outubro é realizada o movimento Outubro Rosa, uma campanha mundial de conscientização da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de chamar a atenção para a realização de exames e de possíveis sinais/sintomas para o diagnóstico precoce da doença, uma grande quantidade de informações sobre hábitos alimentares, tabagismo, etilismo, controle do peso e atividade física são fornecidos a população como importante ferramenta para prevenção do câncer de mama.
Nesse sentido, a relação entre atividade física e a redução da incidência e/ou mortalidade por câncer é cada vez mais evidente na literatura científica, tendo em vista a cada ano um número crescente de publicações científicas na literatura médica mundial sobre o assunto. Um importante estudo com mais de 1 milhão de participantes publicado no periódico JAMA em 2016 demonstrou uma associação direta entre atividade física e a redução do risco de vários tipos de câncer. Nesse estudo, nas mulheres com histórico de atividade física regular o risco de câncer de mama foi reduzido em cerca de 10%1.
Um outro estudo mais recente com mais de 170.000 mulheres do reino unido acompanhadas por um período médio de 5,7 anos demonstrou que aquelas que praticavam atividade física de maneira regular apresentaram uma redução do risco de câncer de mama entre 16 a 21%, e que esse benefício é diretamente proporcional a frequência da atividade física2.
Esses estudos citados e diversos outros publicados na literatura não deixam qualquer dúvida do fator protetor da atividade física e importante papel na prevenção do câncer. Além disso um outro dado também é interessante: a relação direta entre a capacidade cardiorrespiratória (VO2) e a mortalidade por câncer. Isso ficou evidente em um recente estudo da Universidade de Indiana com pouco mais de 4.000 participantes que demonstrou que a cada incremento de 1ml/Kg/min do VO2 existe uma redução de 4% na mortalidade por câncer3.
Portanto, a mensagem não só do Outubro Rosa, mas de todos o meses por toda a vida é: mantenha-se em movimento, pratique atividade física e quanto mais melhor. Atividade física é vida, atividade física é saúde, atividade física é proteção!
Referência:
- Moore S et al. JAMA Inter Med 2016;176(6):816
- Guo W et al. Br J Cancer 2020;122:726
- Imboden M et al. J Am Coll Cardiol 2018;72(19):2283